Concurso PF: Bolsonaro confirma processo de seleção

Agentes da Polícia Federal.
Agentes da Polícia Federal

O concurso PF foi confirmado pelo Presidente Bolsonaro que afirmou que o processo seletivo já está autorizado. Entretanto, a confirmação do concurso PF (Polícia Federal) incluirá somente as 2 mil vagas para as carreiras policiais. Contudo, também existe a expectativa de pouco mais de 500 postos administrativos.

Leia também — Concurso Prefeitura de Barra Mansa – RJ.

Concurso PF (Polícia Federal)

Se você tem interesse em fazer o concurso PF (Polícia Federal), é melhor começar a estudar mais. No último dia 20 de agosto de 2020, na live semanal tradicional, o Presidente Jair Bolsonaro confirmou que o concurso está autorizado. Desse modo, de acordo com Bolsonaro, serão ofertadas 2 mil vagas para o preenchimento de ofertas de emprego na área policial.

Além disso, há ainda o interesse na contratação de 508 novos postos para a área administrativa. Bolsonaro afirmou: “A pedido do diretor geral da Polícia Federal, o Rolando Alexandre, conversamos com o ministro da justiça e com o Paulo Guedes. Foi autorizada a abertura de concurso para 2 mil policiais federais”

Entretanto, o presidente disse ainda que “Com toda certeza a PRF também terá abertura de concurso em breve, de modo que seus quadros continuem cumprindo com seus deveres”, disse. A publicação do edital está prevista para ocorrer até dezembro. Novas informações devem ser confirmadas em breve”.

Veja também — Concurso ITEP RN.

Vagas Administrativas – concurso PF

Se as vagas para a área administrativa forem posteriormente autorizadas, o processo de seleção se destinará para candidatos com ensino médio e superior. Além disso, os salários iniciais variam de R$ 4.746,16 a R$ 7.841,95, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Vagas já confirmadas

São 2 mil vagas já confirmadas, entretanto a distribuição se dará da seguinte maneira: agente (1016), delegado (300), escrivão (600) e papiloscopista (84).

No caso dos futuros 508 novos postos administrativo, a intenção é distribuí-los da seguinte maneira: agente administrativo (349), administrador (21), arquivista (8), assistente social (10), bibliotecário (1), contador (9), economista (3), enfermeira (3), engenheiro (1), estatístico (4), farmacêutico (1), médico (65), nutricionista (1), odontólogo (11), psicólogo (5), técnico em assuntos educacionais (13) e técnico em comunicação social (3).

Saiba mais — Concurso HC SP 2020.

Editais

Um cronograma extra-oficial já está circulando, porém ele não foi oficialmente confirmado pelo governo. Contudo, a expectativa é que o edital de abertura das inscrições ocorra em dezembro, porém com aplicação das provas somente em abril de 2021. Sendo assim, os testes físicos seriam realizados em junho de 2021 e os dois cursos de formação devem iniciar, respectivamente, em janeiro e junho de 2022.