PUBLICIDADE

Dicas para Concursos Públicos

O primeiro passo rumo à aprovação em concurso público é a tomada de decisão pessoal no sentido de mudar os rumos da vida profissional.

Muitas vezes estamos insatisfeitos com a iniciativa privada, quer seja pela falta de remuneração satisfatória, quer pela instabilidade do mercado de trabalho, ou seja, à busca por estabilidade e salário obriga o indivíduo a optar por um emprego público.

Portanto, a primeira dica para concurso público é a mais simples de todas: tome a decisão de mudar de vida. Esteja convicto de seus objetivos e corra atrás do prejuízo imediatamente, não deixe para amanhã.

Mas precisamos ter em mente que não podemos abandonar o que já temos para começar de novo, pois a pressão sobre quem larga tudo para ficar somente estudando é muito grande. A cobrança interna é a maior de todas. Basta organização para passar em qualquer concurso público.

Então, outra dica muito importante é a organização do tempo dedicado ao novo projeto de aprovação em concurso público. Quando falamos em organização, não podemos apenas estudar as matérias do edital, mas também precisamos dividir o tempo com outros aspectos da vida social, como família e lazer.

Organize um quadro de atividades que inclua, além do tempo de estudo, horários para lazer e atividades físicas, sem esquecer-se do tempo destinado ao trabalho profissional, para quem tem um emprego e não pode abandoná-lo. Preveja inclusive o tempo para descanso, higiene e refeições. O candidato deve entender que seu quadro de atividades precisa ser completo, abrangendo seu cotidiano, de segunda-feira a domingo.

O candidato precisa de um lugar para estudar, um cantinho seu, bem iluminado e tranquilo, longe da agitação de sua residência, onde possa permanecer concentrado no estudo, pois é mais produtivo ler as matérias com atenção no pouco tempo estipulado do que ficar horas e horas distraído sobre as apostilas e livros. Assim que a rotina estiver estabelecida, o rendimento aumenta e os resultados serão promissores.

Até agora as dicas são genéricas e visam organizar e disciplinar os estudos para concurso. A seguir, devemos escolher uma área de atuação com o objetivo de fazer uma preparação específica, determinada pelo conteúdo programático do edital do concurso público escolhido. Após a escolha, faça seu horário de estudos abrangendo todas as matérias, fazendo a divisão do tempo proporcional ao peso de cada disciplina, pois cada prova possui um valor diferente na composição da nota de corte do concurso. Compre, empreste, faça o download de livros e apostilas que contenham a matéria que será cobrada nas provas. Às vezes, fazer um cursinho para concurso público pode ajudar bastante, pois as aulas presenciais ou videoaulas auxiliam no aprendizado e na fixação do conteúdo, assim como a participação em teste simulados.

Exercícios físicos e boa alimentação são parte muito importante desta caminhada rumo à aprovação no concurso público de seu sonho porque “Mens sana in corpore sano” (uma mente sã num corpo são). A atividade física é necessária para manter o equilíbrio mental do candidato, evitando o stress, além disso muitos concursos aplicam provas de aptidão física de caráter classificatório e eliminatório. Quem está bem preparado fisicamente pode obter grande vantagem sobre os outros concorrentes.

Inscreva-se em concursos públicos elaborados pela mesma empresa organizadora daquele que você escolheu como objetivo passar, para que o treinamento da forma de fazer as provas, do tempo de execução e da pressão psicológica seja o mais próximo possível da realidade. Como dizem os militares: treinamento difícil, combate fácil. Quando mais intenso for sua preparação, melhores serão os resultados obtidos. Tenha disciplina e cumpra suas metas.

Estude até passar no concurso público escolhido e, por mais difícil que possa parecer, nunca desista!

Bons estudos e boa sorte!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE